sexta-feira, 11 de março de 2011

Trabalho docente na educação a distância: condições de trabalho e implicações trabalhistas

Daniel Ribeiro Mill
Carla Ferreti Santiago
Inajara de Salles Viana

Resumo
O presente trabalho busca compreender o fenômeno de disseminação da Educação a Distância na perspectiva de seus impactos sobre o trabalho docente, principalmente no que se refere às condições de seu exercício e nas suas relações com o tempo e o espaço
de trabalho. Dessa forma, a premissa da qual se parte é que a Educação a Distância tem promovido uma crescente precarização no trabalho docente tendo em vista a sobrecarga de atividades que ela traz ao professor associada à falta de regulamentação das relações trabalhistas em ambientes virtuais.
Palavras-chave
Educação a distância, trabalho docente, relações de trabalho.

1. Introdução
A despeito de sua longa existência, especialmente no cenário internacional, a Educação a Distância (EaD) se disseminou no Brasil somente nas últimas duas décadas1. Talvez, por esse crescimento ainda ser recente, os programas em EaD têm suscitado diversas controvérsias e temores entre aqueles sujeitos que se dedicam ao trabalho e reflexão sobre o campo educacional.
Dentre os temas em debate atualmente, o impacto das atividades de EAD sobre o trabalho docente é um dos que mais têm merecido atenção. Inúmeros são os elementos assinalados, nesse aspecto, especialmente quanto aos riscos trabalhistas que os programas em EaD envolvem: o aumento da carga de trabalho dos docentes, as novas exigências impostas pelo uso das tecnologias digitais, o “empobrecimento” da mediação pedagógica por meio da atuação da tutoria, precarização do trabalho em termos de condições de trabalho, entre outros. Alguns educadores mais críticos – ou mais pessimistas – chegam a temer pelo futuro da profissão docente, indicando a possibilidade de redução das funções do professor por meio de sua substituição pelas tecnologias de informação e comunicação.
Dentro desse acalorado debate, neste texto, pretendemos apresentar algumas questões que podem contribuir para a reflexão sobre o processo de trabalho docente na EAD e suas implicações diretas ou indiretas.


Artigo publicado na Revista estra-classe N1 - V1 fevereiro 2008

Autores:
Daniel Ribeiro Mill
Doutor em Educação, Professor da Universidade Federal de São Carlos.
E-mail: mill@ufscar.br
Carla Ferreti Santiago
Mestre em História, Professora da PUC Minas.
E-mail: carla.santiago@virtual.pucminas.br
Inajara de Salles Viana
Mestre em Educação, Professora da UEMG.


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