NOVAS TECNOLOGIAS E O TRABALHO DOCENTE NA MODALIDADE
ENSINO A DISTANCIA
Sergio Antunes de Almeida
Simone Wolff
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa busca contribuir para o debate atual sobre o advento do Ensino a Distância e a subjetividade da parcela da classe trabalhadora docente inserida no processo de reestruturação produtiva no setor da educação que vem se intensificando nas Instituições Educacionais públicas e privadas desde a década de 1990.
Assim, o estudo analisa a atividade do trabalhador docente frente ao fenômeno da globalização do capital e suas estratégias de expandir suas formas de exploração econômica, política e cultural, especificamente em uma de suas vertentes, o mercado da educação a distância alavancado pelas tecnologias da comunicação e informação – TIC’s. O objetivo é verificar como essas tecnologias atuam sobre o processo e condições de trabalho docente nessa modalidade de ensino. O presente texto baseia-se numa pesquisa feita em instituição privada de Ensino Superior (IES), aqui denominada Instituição Y, situada no Norte do Paraná, detentora de 35% do mercado de ensino a distancia no Brasil que fornece essa modalidade de ensino (EAD) com uso intensivo de TICs, e mostra como a relação capital-trabalho, nessa instituição, ao reificar o trabalho do professor, contribui para reduzir a educação a mera mercantilização do diploma.
Acesse o conteúdo completo http://www.estudosdotrabalho.org/anais6seminariodotrabalho/sergioantunesdealmeida.pdf
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